logo

19º Domingo do Tempo Comum – 2021


Domingo, 08 de agosto.

MISSA DO DIA DOS PAIS

Na liturgia católica é muito importante fazer memória, porque na missa fazemos memória do corpo e sangue de Cristo: “Fazei isto em memória de mim!”, foi o que Jesus Cristo disse na última ceia aos discípulos. O maior dom que Jesus Cristo realizou, foi dar sua vida para a remissão dos nossos pecados.

Graças a Jesus Cristo é que passamos a entender Deus como nosso pai, assim como na oração do Pai nosso. Pai no sentido bem próximo, como se fosse papai nosso. Os pais são chamados a serem imagem e expressão do Pai do céu para seus filhos, por isso os pais são capazes de entregar suas vidas pelos seus filhos, mesmo que tenham que corrigi-los, porque no momento inicial, isto pode não ser agradável para os filhos mas depois agradecerão.

Na bíblia há muitas passagens que revelam que a paternidade é um dom sobrenatural porque ser pai é uma missão que o próprio Deus deu ao homem, pois o filho é fruto do amor de um pai e uma mãe. O pai é sempre chamado a exercer sua paternidade a partir de uma imagem, de um modelo, de nosso Pai que está no céu.

Peçamos a Deus que abençoe os pais de toda a humanidade para que possam receber a graça de exercer sua paternidade em suas respectivas famílias, transmitindo a fé aos seus filhos. Que os filhos possam seguir os exemplos dos pais em vida, na fé e na conversão.

Na primeira leitura, assim como no evangelho, fala do alimento, do pão, alimento essencial para a sobrevivência do ser humano. O alimento pode ser visto de forma biológica, para sustentar o corpo e dar energia, para não falecermos; e o alimento também pode ser visto como aspecto social porque comemos com o outro, pelo menos na tradição bíblica, judaica ou cristã, a refeição é sempre tomada em companhia de.

Hoje, devido a fast-foods, comemos sozinhos, sem socializar com o outro. Este ato serve muito mais para saciar o momento de fome do que se socializar.

Jesus quando deixou o maior sinal do seu amor para nós, foi através de uma refeição – a Ceia Pascal. O alimento além de nos favorecer a vivermos em comunhão, tem uma estética, e esta estética, faz com que o alimento não alimente somente o corpo, mas também a alma. Esta estética, no sentido religioso, significa que a refeição é sagrada.

Até em outras culturas, a refeição sempre teve uma conotação sagrada, portanto todo alimento tomado em um sentido estético e religioso, nos faz comparticipes de uma realidade sagrada, por isso toda refeição deve ser precedida com uma oração em agradecimento. Devemos bendizer àquele que concebeu o alimento para nós.

É Deus quem nos concede força para trabalhar e nos concede o sustento para que tenhamos o alimento sobre nossa vida, pois tudo é sagrado quando vem de Deus.

Na primeira leitura, Elias não suportava mais a perseguição, e cansado, encosta no deserto e pede para Deus tirar sua vida. E eis que chega um anjo trazendo pão e um jarro de água, dizendo: “Coma e beba!” Este alimento não era apenas material, mas sim espiritual, dando sentido a sua existência e caminhada. Significa que através deste alimento, Deus está dando forças para Elias ter fé para cumprir sua missão.

Fé é um processo de crescimento no conhecimento e na experiência de Deus, onde pouco a pouco vamos conhecendo Jesus Cristo e sentindo a necessidade de o aceitarmos em nossas vidas. “Quem come deste pão terá a vida eterna!” “Sede bons uns para com os outros! Sede imitadores de Deus!” Portanto, devemos ser felizes com o hoje e não com a amanhã!

Oração em Homenagem aos Pais

Pai, Deus o constituiu par ser o melhor pai do mundo, não melhor do que todo mundo, mas o melhor para seus filhos e para sua família, por isso você é capaz de amar incondicional e infinitamente, capaz de apoiar, de orientar e encorajar seus filhos. E para que você pai não se perca nesta missão, que é bastante árdua sabemos, Deus deu o exemplo de pai para ser seguido – São José.

E olhando para São José em meio a tantos desafios pelos quais passamos hoje por causa da pandemia ou por outros problemas em relação à família, possam todos os pais encontrar em São José o seu amparo. Que todas as virtudes de São José, a obediência a Deus, a ternura com Maria e com Jesus, a preocupação com seu filho, ensinando uma profissão a ele, educando-o na fé, providenciando todos os cuidados necessários e sua prudência e coragem diante de ter que enfrentar.

Que estas virtudes sejam alcançadas por todos vocês pais e que, por intercessão de São José, sejam todos abençoados vocês que são os cuidadores do santuário da vida, nossas famílias. Amém

AVISOS: