logo

1º Domingo do Advento – 2021


Domingo, 28 de novembro.


Estamos iniciando o ano novo litúrgico, desejando que este ano que se aproxima seja infinitamente melhor do que o que está terminando. Neste início de ano a igreja nos convida a iniciarmos a nossa caminhada olhando para o futuro, para aquilo que há de vir.

No início do evangelho de hoje, Jesus está exortando os discípulos, para que estejam preparados, porque quando vier o Filho do Homem, como já diz no livro de Daniel do antigo testamento – o Filho do Homem é o Messias, e quando Ele vier sobre uma nuvem com poder e Glória, o fim dos tempos chegou. Jesus queria que os discípulos tomassem cuidado com três coisas: A gula, a embriagues e as preocupações da vida.

A gula é umas das tentações que Jesus passou no deserto, quando Jesus diz ao demônio: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Na psicologia, a gula é tida como compulsão, a pessoa gulosa é uma pessoa que usa a comida para preencher suas angústias e frustrações da vida, é o problema da cobiça, de querer acumular para si, de querer colocar a felicidade nas coisas, nos pensamentos (porque também existe a gula de ideias). O que Jesus quer dizer aos discípulos é que eles correm o risco de acharem que a felicidade está baseada no acumulo de bens para si, não que isto seja pecado, mas tudo que é em excesso, pode ser muito perigoso para a vida. Por exemplo, de nada adianta deixar a família de lado para querer trabalhar em excesso para não faltar nada, ou seja, se escravizar.

Outro ponto que Jesus chama a atenção dos discípulos é sobre a embriagues. A pessoa que começa a beber sem controle vai ficando alegre no começo, depois vai ficando falante, depois chata e depois perde a noção. Seria como se fosse a segunda tentação no deserto, quando o demônio diz a Jesus: “Está escrito na bíblia que os anjos vão te segurar se você se jogar do penhasco” Ou seja, o demônio está querendo dizer a Jesus que se Ele não fizer isso, ninguém vai acreditar que Ele é o Messias, só porque Jesus vem de família pobre, é a tentação da história, como disse Padre Manoel em sua homilia. É o que muito de nós passamos, achando que para sermos felizes, precisamos de um milagre, como por exemplo, na nossa vida financeira, conjugal etc. Por isso tem gente que bebe porque não suporta sua história.


As preocupações da vida também são algo que Jesus chama a atenção dos discípulos, o que você deseja que aconteça na sua vida neste ano que se inicia, emprego, situação financeira melhor, saúde, paz etc? A gente pode colocar um monte de palavras aqui, mas o que você vai fazer para que isto se concretize? Antes de agir precisamos ter fé, ou seja, confiarmos em Deus, para que seja feita a vontade Dele, porque não somos nós que vamos conquistar nossos desejos, é Deus quem vai conquistá-los por nós se utilizando de nós, desde que seja a vontade Dele.

Já que a Igreja nos convida a olharmos para frente, qual é a primeira coisa que se deve passar na nossa cabeça como desejo de realização? Que Deus esteja presente em nossa caminhada! porque se Deus é por nós, quem será contra nós? Devemos dizer a Deus: “Senhor fica comigo neste ano que está começando para que eu possa ser vencedor, e me dê forças para ser obediente!” Mas para isso devemos colaborar com Deus, portanto eu sou chamado a amar, perdoar e ir ao encontro do meu irmão, porque não pode ser chamado de Cristão quem não consegue perdoar. Que comecemos o ano colocando Deus em nossa história e em nossas vidas.

AVISOS:

Hoje tivemos a graça de participarmos da Missa com 3 novos coroinhas:

Está sendo realizada a rifa de um Hoverboard infantil no valor de R$20,00 em prol do evento Juventude 360º. As cartelas estarão com a Célia no final da Missa.