2ª Semana da Quaresma – 2021


Domingo, 28 de Fevereiro.

Estes quarenta dias de quaresma são uma preparação para que possamos celebrar dignamente a festa máxima do Cristianismo – A Páscoa.

Padre Manoel em sua homilia abordou bem o evangelho da tentação de Cristo no deserto onde nela foi atacado pelas três tentações do demônio, nesta hora Jesus não conversa com o demônio mas só se defende, pois como disse Papa Francisco, “Se dialogarmos com o demônio seremos derrotados”.

Na primeira tentação o demônio diz: “Se tu és Deus, transforme estas pedras em pães para saciar tua fome” e Jesus responde: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus”.

Na segunda tentação o demônio diz: “Se és filho de Deus, está escrito que os anjos irão te segurar se saltares de um penhasco” e Jesus responde: “Não tentarás o senhor teu Deus”. Tentação é esta? É a tentação de negarmos nossa história; Jesus é filho de um carpinteiro, de um homem bronco e sem valor perante à sociedade.

Na terceira tentação o demônio diz: “Se me adorar e se ajoelhar perante mim, eu te darei todos os reinos deste mundo” e Jesus responde: “Adorarás somente o Senhor teu Deus”. O demônio é um mentiroso, dizendo que é dono de tudo, enquanto na verdade, não é dono de nada. É quando queremos ser melhores que todos, mas somente Deus é Senhor de nossas vidas.

Na primeira leitura, Abraão teve Isaac com 90 anos e começou a enxergá-lo como sendo a razão de sua vida. Deus coloca Abraão à prova fazendo com que ele reconheça que Deus é a razão de tudo. E depois que Abraão foi provado na fé, a  promessa de Deus foi cumprida.

No evangelho Jesus se transfigura diante Pedro, Tiago e João porque os discípulos não estavam acreditando na ressurreição e que a cruz era um sinal de desonra, então Jesus antecipa aquilo que vai acontecer depois da cruz, ressuscitar no terceiro dia.

Na transfiguração Jesus recebe Moisés que representa as taboas da lei e Elias que representa todos os profetas. Pedro negou Cristo três vezes, Tiago gostava de fazer justiça com as próprias mãos e João era imaturo por conta da pouca idade; os três representam as limitações da humanidade.

AVISOS

Campanha Doação de Alimentos e Roupas

O social do São Paulo fez a arrecadação durante a semana através de uma solicitação de Pe Manoel. São Mais de 200 famílias que a Comunidade São Paulo Apóstolo e Santa Suzana atendem. Segue o convite para você também colaborar com esta doação.