logo

29º Domingo do Tempo Comum – 2021


Domingo, 17 de outubro.

Bodas de Prata da Paróquia de Santa Suzana – 25 anos

“Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!” – diz o salmista.

Na primeira leitura, tirada do livro do profeta Isaias, no momento em que o povo de Israel estava sofrendo a perseguição na Babilônia, este profeta teve que animar este povo dizendo: “Vou narrar os feitos do Senhor, tudo aquilo que Ele fez por amor ao seu povo!” Então o profeta Isaias clama e glorifica o Senhor por tudo aquilo que Ele Fez.

Hoje celebramos 25 anos de criação da Paróquia de Santa Suzana, fundada na região do Morumbi.

Padre Manuel, além de Pároco da Paróquia de Santa Suzana e Capelão da Comunidade São Paulo Apóstolo é Vigário Episcopal das 15 Paróquias da região do Morumbi e de mais 14 Paróquias do Município de Taboão da Serra. Deus quis que nesta região formasse uma Igreja e a partir desta Igreja, este povo pudesse encontrar-se com Deus e com os irmãos. A paróquia é uma comunidade onde os fiéis podem encontrar não somente o alimento da palavra, mas também se relacionar em uma comunidade de irmãos.

Nós temos a graça de poder celebrar as Missas dentro do Clube, pois o SPFC é o único clube que tem missas regulares aos domingos. Nestes 25 anos tivemos muitos momentos em que Deus se fez presente, no início Padre Manoel celebrava as Missas em condomínios e em casas de famílias aos redores do terreno, doado por Natalia Neumann e seu marido judeu, onde se iniciou a construção da capela Imaculada Conceição em 1997.

Aliás a Paróquia de Santa Suzana tem uma estreita ligação com Judeus, quem fez o vitral da Imaculada Conceição foi uma artista judia, a matriz da nossa Paróquia está na rua David Bem Gurion, nome do primeiro presidente de Israel, alguns judeus tem nos ajudado na construção da Caritas e atualmente temos outro judeu ajudando a Caritas com projetos profissionalizantes. É uma grande alegria para nós desfrutarmos desta pareceria.

Padre Manoel ressaltou que foi muito bem acolhido no SPFC quando celebrou a Missa pela primeira vez no clube em 1996 e que sempre teve excelentes relações com a diretoria e a presidência. Nestes 25 anos tivemos irmãos e irmãs da paróquia que já faleceram e que tiveram trabalhos muito importantes em prol da comunidade, pois a eles só temos a agradecer e que Deus possa acolhê-los em seu coração. Quantas crianças e jovens que fizeram catequese, foram crismados e batizados e que hoje são adultos e participam da comunidade. Somos uma comunidade viva que vai se manifestando no anúncio da palavra de Deus e no testemunho de vida cristã.

Na segunda Leitura São Paulo fala na carta aos coríntios: “Em vós não falta dom algum!” pois Deus nos deu tudo o que precisamos para sermos felizes. Por isso é importante também percebermos, na nossa história, as ações de Deus, onde Ele atuou de forma concreta em nossas vidas e o que nos marcou, assim como um memorial. A Eucaristia também é um memorial, é a marca de Jesus Cristo no meio de nós, pois Deus nos ama tanto que quis deixar um sinal de que Ele está sempre presente conosco, mas que Ele também nos deixa sinais e por isso não devemos esquecer de agradecer e louvá-lo pelas nossas vidas, inclusive pelas dificuldades que passamos, pois elas também podem nos ajudar a aperfeiçoarmos e a crescermos na fé.

Devemos ser no mundo a beleza de Deus, a palavra viva de Deus, os olhos de Deus. Esta é nossa missão que Ele nos deu, de sermos luz através dos memoriais, ou seja, dos sinais que Deus colocou em nossas vidas.

AVISOS: