5º Semana do Tempo Comum – 2019


Domingo, 10 de Fevereiro.

A liturgia deste dia, como disse Padre Antonio Torres, em sua homilia, trata do tema Vocação. Para tanto, todo cristão é chamado para chamar outros homens e mulheres para praticamos a santidade através de nossos exemplos cristãos; para que, assim com São Pedro, sejamos pescadores de homens.

No evangelho de São Lucas, Jesus prega para a multidão a partir da barca de Pedro. Tal atitude simbolizou a percepção de Cristo no potencial daquele homem como seu sucessor e primeiro Papa.

Naquele dia, Jesus pede a Pedro para lançar as redes em águas mais profundas, e com isso conseguiram encher duas barcas de peixes. Pedro ao se surpreender com o sinal de Cristo, se reconhece pecador e aceita ser pescador de homens, consciente de que largaria tudo para aquela missão – a de evangelizar.

Largar tudo significa abrir mão do pecado, ou seja, assumir uma vida justa e de oração. Uns tem vocação para ser padre, outros para constituírem famílias, outros servindo uma instituição ou comunidade, etc. Mas com o mesmo fim, o de evangelizar. E com isso evangelizamos a nós mesmos.